terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tendências para 2012

Depois da saia com cauda, vamos falar da segunda (e para mim a melhor) tendência para este ano. Todos sabemos, obviamente, que o passado sempre foi um poço sem fim de inspiração para os designers e marcas modernos, correcto? Já assistimos ao reviver de estilos passados; o que na minha opinião é e sempre será uma mais valia para os novos estilos. 

Marc Jacobs Primavera/Verão 2012
Assim, apontamos como segunda grande tendência para 2012 o renascimento dos anos 20 do século XX. Esta década foi historicamente marcada por um grande crescimento económico no pós-I Guerra Mundial; época de excessos, inovação e de liberalização do papel da mulher na sociedade. Esta ganhou uma nova importância, uma nova liberdade através do encurtamento das saias e dos cabelos. É em busca deste look que grandes marcas modernas lançaram colecções inspiradas nos anos 20; designers como Marc Jacobs e Óscar de La Renta impuseram o espírito daqueles "loucos anos"


Marc Jacobs Primavera/Verão 2012




Marc Jacobs reuniu o look retro dos anos 20 com uma cow-girl espacial, dando, contudo, bom resultado. A aposta nas linhas direitas, saias pelo joelho e decotes simétricos fez a colecção de Primavera/2012 brilhar. Mas não brilhou tanto como os tecidos utilizados pelo designer; brincou com transparências, reflexos e tecidos brilhantes.

Óscar de La Renta Primavera/Verão 2012
A mesma inspiração é visível na colecção de Oscar de La Renta, que este ano inovou ao fugir dos clássicos padrões e formas de alta-costura a que sempre nos habituou. Saias médias, pelo joelho, cintura definida por cintos e cores mais eléctricas, como o vermelho e o amarelo, juntaram-se a tons neutros como o branco e o preto. A grande inspiração nos anos 20 pode ser verificada na utilização de penas de avestruz eficazmente aplicadas em diversos vestidos, o que deu um look mais ecléctico e expressivo. 




Toilette

Tendências para 2012


A cada ano que passa, insiste-se em definir tendências de vestuário que, por um motivo ou outro, chegam a todas as marcas, gostos e carteiras. Contudo, existem peças que pela sua composição tornam-se transversais às várias Casas de moda e, por acréscimo, às lojas de consumo rápido. 
No Almanaque vamos referir três grandes tendências para 2012 que se tornam um must have em qualquer guarda-roupa feminino. 



A primeira grande tendência deste ano acaba por ser a reformulação de uma peça intemporal e universalmente usada: a saia. Vários são os modelos que se utilizam nos dias de hoje, mas surgiu há relativamente pouco tempo uma nova versão; falamos, pois, da saia de cauda. Esta pode fazer toda a diferença num look, impondo um estilo romântico ou arrojado, moderno ou mais sexy. Tudo depende de quem a veste. As diversas marcas (alta costura e pronto-a-vestir) estão a apostar neste elemento contemporâneo inspirado, certamente, noutros tempos. Quem não se lembra das enormes caudas usadas no vestuário feminino dos séculos XVIII e XIX? Há coisas que nasceram para ser recriadas. 


Esta inovação pode ser aplicada não em em saias, mas também em vestidos de dia e de noite. É um elemento que dá um certo romantismo às peças, junta glamour e sofisticação. De Verão ou de Inverno é uma boa aposta. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Decoração


O estilista alemão Wolfgang Joop desenhou uma nova linha de mobiliário para a marca Neue Wiener Werkstätte. Neste novo desafio, Joop apostou na transição do estilo clássico para formas e conceitos mais modernos, criando peças ao mesmo tempo intemporais e cosmopolitas. 

Pormenores


No Verão as botas são arrumadas bem ao cantinho do armário para dar lugar a um calçado mais fresco. Obviamente que os dias quentes ainda estão longe, mas já se pode sugerir alguma coisa, não? Aqui vão boas sugestões, para os mais diversos gostos:
Antik Batik


Ralph Lauren

Gucci

Pormenores

Pucci - Marquise

Toilette


Tons claros, padrões simples, peças de contraste. Para combater a monotonia de Inverno, nada melhor que utilizar cores menos escuras, mantendo, contudo, um estilo clean e acessível. Não hesite na hora de escolher riscas, use acessórios e leve sempre consigo uma peça icónica e marcante. No caso da sugestão acima, dou destaque às botas em contraste com o restante look

Decoração


Com uma casa-de-banho destas, quem precisa de mais divisões? 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Toilette

Look para o dia-a-dia deste frio Inverno:

Pormenores

Pegando no formidável site de Jeffrey Campbell é impossível fazer uma selecção dos melhores sapatos para colocar aqui. Este criador é um sonhador por excelência, um criador de estilos e formas que revolucionam, dia após dia, a moda internacional. De forma a conseguir ilustrar a genialidade, deixo alguns exemplos em conjunto com o site do designer.


Para mais modelos e informações: http://www.jeffreycampbellshoes.com/

Clave de Sol

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Toilette

Com os dolorosos dias de frio e chuva (?) sonhamos cada vez mais com os gloriosos tempos de Primavera e Verão. Situação que se traduz igualmente no desejo de roupas mais leves, frescas e coloridas.
Apesar da tradição "nova estação, roupa nova", existem alguns itens que se poderão manter neste ano de 2012; a isto chama-se reciclagem, que permite utilizar peças-chave que, felizmente para as carteiras femininas, foram um sucesso nas estações anteriores. 

Segue, portanto, a lista das 5 peças de toilette que estarão novamente na ribalta nas estações que se avizinham:


1 Calças largas de cintura alta


Tecidos mais pesados podem trazer sérias dificuldades nos dias mais ensolarados. Por isso, calças amplas de tecidos leves são o elemento ideal para transição que se avizinha. Tons mais claros ou mais escuros irão certamente fazer maravilhas para as diversas ocasiões do quotidiano. O ideal será conjugar este tipo de calças com umas sandálias rasas ou de salto-alto. 

2 "Tuxedo Jacket" ou casaco de smoking


Nada de imitações masculinas. A intenção será utilizar a ideia do tradicional smoking masculino e transportá-lo para o universo feminino. Aqui as cores são intermináveis, apesar de, na minha opinião, o branco ser o mais apropriado para a Primavera e o Verão, embora o preto seja igualmente para manter. Novamente, é necessário ter em conta os tecidos, apostar nos leves e pôr de lado os mais quentes. É particularmente aconselhado para actividades mais tardias (um jantar, uma saída). Um sucesso em 2011 e, seguramente, em 2012.

3 Arreios de cabedal



Para algumas serão acessórios um pouco mais hardcore. Porém, é um look a repetir em 2012. E sejamos sinceros: fica, de certeza, bonito um acessório pesado sobre roupas mais leves, sem falar da ampla variedade de estilos e cores dos arreios. 

4 Vestidos de "fenda" alta


Um sucesso em 2011. O efeito, não exclusivo em vestidos, pode ser usado em saias para um look mais casual; experimente combinar com uma blusa de algodão para obter o ar estival tão desejado. 

5 Colarinho "Peter Pan" dos anos '60



Relançado pela sombria colecção da Louis Vuitton, poderá ser facilmente adaptado aos luminosos dias de Primavera. E continua-se a apostar no estilo anos '60.




segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Hermitage



Ticiano - Alegoria do Tempo Governado pela Prudência (c. 1565-1570)

Quadro do famoso pintor italiano, representa as três idades do Homem (juventude, maturidade e velhice) com uma analogia à experiência: o jovem é um cão inexperiente, o adulto age como um leão forte e valente, enquanto que o idoso tem a prudência e astúcia de um lobo. 

Crê-se que os três homens retratos na obra são: o próprio Ticiano em idade mais avançada, o seu filho Orazio e um jovem primo, chamado Marco Vecellio. 

Historial


A 9 de Janeiro de 1822 inicia-se o processo de independência do Brasil. Este dia ficou para a História como o "Dia do Fico". A situação é a seguinte:

Devido à revolução liberal em Portugal, D. João VI é forçado pelas Cortes a regressar à metrópole após vários anos de refúgio na colónia brasileira. O Brasil, por sua vez, ganhou uma nova importância politica e económica durante a presença da Corte no Rio de Janeiro; aquando do regresso do monarca, os brasileiros exigiram que o Príncipe Herdeiro continuasse a residir em território brasileiro. D. João consentiu e cedeu através da nomeação de D. Pedro como Príncipe Regente do Brasil. 

Após a chegada a Lisboa e ainda num processo de mudança ideológica e politica, D. João VI foi coagido pelas Cortes a mandar regressar o filho a Lisboa, pois a ideia seria voltar ao antigo status quo, ou seja o Brasil como colónia totalmente dependente de Portugal. Por seu lado, D. Pedro recebe pressões dos patriotas brasileiros e, através de um baixo-assinado que exigia a sua manutenção em terras brasileiras,  recusou o regresso a Portugal com a seguinte frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".





Deste modo, deu-se inicio ao conflito de interesses entre Portugal e Brasil que, sobre a égide do Príncipe D. Pedro, veio a desencadear a independência da colónia americana a 7 de Setembro de 1822.

Por isso, é que o "Dia do Fico" tornou-se um símbolo da nação brasileira e da separação desta do secular Império português; talvez tivesse sido o evento que mais levou ao declinio económico e financeiro do Reino de Portugal, juntamente com a degradação do próprio prestigio internacional do país. Por seu lado, assim se criou a maior nação (territorialmente falando) da América do Sul.  

Clave de Sol


Cirque du Soleil - Alegria

Onde a Música e o Circo se encontram e produzem sonhos, ilusões, verdadeira obra de arte. 

Decoração

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Publicidade








Chanel - Primavera/Verão 2012

Decoração


Luz de Inverno? Há quem prefira as cores escuras ou quentes; mas também existe o que eu chamo de "povo da luz", que se rodeiam de ambientes luminosos, claros. Ambas as hipóteses são óptimas. Mas sejamos sinceros: não será o branco, demasiado branco? 

Pormenores

Com vontade de sair num sábado à noite? Arrisque e use uns bons "sapatões". Não há melhor alternativa para um evento, saída com amigos, jantar romântico ou até mesmo um encontro de família que usar uns saltos altos. Nos dias que correm a originalidade combinada com o bom-gosto possibilita um visual arrojado que, começando nos pés, pode facilmente influenciar o restante look
Neste post quero sugerir quatro possíveis estilos de sapatos que enaltecem a imagem feminina, conferindo um glamour "hollywoodesco". Quem quer marcar a diferença aposta na diversidade do estilo, nas conjugações, nas formas peculiares e, sobretudo, na inovação. Penso que não existe um limite; mas terá de haver, com certeza, uma ponderação sobre o que se deve ou não de usar e em que circunstâncias. Obviamente que, no caso de uma saída à noite com amigos, poderá optar por um sapato mais escuro, com apontamentos mais brilhantes (não exageradamente) e um salto mais proeminente. Em contrapartida, num jantar romântico porque não apostar em algo mais naïf? Cores mais claras ou tons de encarnado farão as delicias do seu par. 

Mas tudo o que decidir, pensado e com bom-gosto, fará, com certeza, muito sucesso!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Viver Bem

                                             Sundae de Ouro!Realmente, é verdade! As imagens posicionadas abaixo são, nada mais, nada menos, de um  gelado que inclui nos seus ingredientes o precioso metal dourado. Esta preciosade gastronómica é para quem pode e não para quem quer. Uma excentricidade? Possivelmente! Mas que tem estilo, lá isso tem! 

Fotografia


Imagens de Viana do Castelo



Cultura - Imagens de Viana do Castelo juntam cibernautas - RTP Noticias, Vídeo

Curiosos, amadores e profissionais juntaram-se para realizar uma mostra de fotografias sobre Viana do Castelo. A exposição, composta por cerca de cinco mil fotografias, teve origem nas redes sociais como forma de apresentar as belezas, paisagens, património, cultura e potenciais da região minhota. É uma iniciativa de certa forma louvável, pois demonstra ao país que para fazer cultura e divulgar a imagem do país não são necessários fundos milionários da Secretaria de Estado da Cultura. Iniciativas semelhantes deveriam ter lugar em outros pontos de Portugal!

Broadsheet

A ameaça iraniana e a resposta de Washington


Na geopolítica mundial, o caso iraniano adquire cada vez mais contornos preocupantes. Mantendo uma postura desafiante, o Irão persiste na demonstração da sua força militar a um Ocidente cada vez mais reticente com o clima do Médio Oriente.

Na origem da nova controvérsia diplomática esteve a presença do porta-aviões norte-americano USS John C. Stennis no Golfo Pérsico; ao que parece, a posterior retirada do navio para o Mar de Omã levou a que Ataollah Salehi, general do exército iraniano, declarasse que "O Irão aconselha, recomenda e avisa (os EUA) para que não façam regressar o seu porta-aviões à anterior localização no Golfo, porque o Irão não está habituado a repetir as suas advertências e apenas avisa uma vez". 

A retirada norte-americana coincidiu com o inicio de exercícios militares da Marinha de Teerão no Golfo. À primeira vista, parecerá que houve uma movimentação estratégica por parte dos EUA perante um avanço militar do Irão e uma posterior ameaça deste último à presença norte-americana. Porém, o Pentágono já respondeu publicamente às declarações de Ataollah Salehi, afirmando que "a movimentação de meios militares na região do Golfo Pérsico continuará da mesma forma que sucede há décadas" e garantindo à comunidade internacional que existirão "movimentações regulares" na região.

A tensão está a afectar toda a região, bem como o negócio petrolífero. Teerão procedeu, unilateralmente, à ameaça de restringir a circulação no Estreito de Ormuz, zona por onde passa cerca de 1/3 do tráfego marítimo de petróleo mundial. Para reforçar a ameaça, procedeu a exercícios militares durante dez dias, onde foram testados novos mísseis. Especialistas norte-americanos, como Simon Henderson, do Instituto de Washington para a política do Próximo Oriente, indicam que as ameaças iranianas devem ser tidas em conta e que as últimas acções são consequência das sanções internacionais. 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Pormenores


Acessórios para Homem Inverno/2012
Nesta época há quem prefira cores escuras; e existem uns poucos que relembram os dias quentes de Verão ao optar por roupa e acessórios mais claros e leves. Uma boa aposta!

Hermitage


La Porte de l'Enfer - Auguste Rodin

Famosa peça do escultor francês, representa uma cena d'O Inferno, capitulo da "Divina Comédia" de Dante. Curiosamente, as figuras que compõem esta obra foram posteriormente recriadas pelo artista, tornando-se assim obras de arte por mérito próprio; caso disso são as esculturas O Pensador e O Beijo

Decoração

Clave de Sol



Pablo Alborán com Carminho - Perdóname

Mistura surpreendente entre duas culturas tão diferentes, mas tão iguais. Um verdadeiro hino à cooperação musical entre Portugal e Espanha. Que venham muitas mais!!

Pormenores



Parece que as botas masculinas estão para ficar. Penso que é uma peça mais de Inverno do que de Verão, apesar de muito boa gente as utilizar em ambas as estações. Dá um toque militar chic, tendência que se tem verificado em outras peças como casacos, malas, calças, headwear... É uma óptima opção para substituir o sapato mais clássico e conjugar igualmente com peças mais arrojadas; fica aqui a sugestão!

Estante/Historial



Napoleon's Wars - An international history (1803-1815) por Charles J. Esdaile

Reflexão

O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si.


Voltaire

 Concordo! Os tais "pequenos" orgulham-se em falar de si próprios, mostrando o seu egocentrismo e a sua determinação em ser o centro das atenções. Infelizmente, há cada vez mais indivíduos a agir desta maneira; pouco ou nada se preocupam com os outros, em ouvir, observar,  aconselhar. Interessam-se sobre o seu mundo, o seu circulo quotidiano e apregoam constantemente os seus feitos, desventuras e aventuras. 
 O grande orgulhoso teme em falar de si, não tem necessidade de se mostrar e publicitar-se a si mesmo. Valoriza o seu privado e as suas próprias ideias, sejam elas boas ou más. Escuta o que se passa à sua volta. Orgulha-se de ser como é, sem se preocupar se os outros o sabem ou não. 

Bilheteira


Dark Shadow - Tim Burton 

Como sou fã da parceria Depp/Burton este vai ser um dos meus alvos cinematográficos do ano. Sobretudo por se tratar de uma história de vampiros...que bom! 


Mais informações: http://moviecarpet.com/2011/10/03/tim-burtons-new-horror-tale-dark-shadows-official-synopsis-and-set-photos/

Bilheteira

Box Office - As propostas mais fortes para 2012 - Cinemax - RTP

Bilheteira


The Odd Life of Timothy Green
Género: Ficção Científica/Fantasia 

Realizador: Peter Hedges
Elenco: Jennifer Garner, Joel Edgerton, CJ Adams, Ron Livingston, Dianne Wiest, Odeya Rush, Rosemarie DeWitt, Lin-Manuel Miranda, M. Emmet Walsh, Lois Smith, Common
Data de lançamento (EUA): 15 de Agosto de 2012



E se de um momento para o outro surgisse um filho? Um filho desejado, é certo, mas que não é aquilo que aparenta! Um filme curioso.. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Decoração

Design Innova: Tendências para design de interiores e decoração 2...: Tendência #01 - Charme sóbrio Ambiente elegantes com estética limpa e sem ostentações. Predominância das madeiras escuras em tons de choc...

Estante


Eça de Queirós - A Ilustre Casa de Ramires

O meu livro de cabeceira; a História de uma Casa centenária e a representação do Portugal rural no final do século XIX. Temas que se encaixam na actualidade e onde a pequenês, a injustiça, a ambição e a má política andam de mãos dadas. 

Pormenores

Diesel for Men

Um acessório arrojado, com atitude e muito original. Características que distinguem a marca.  

Toilette



Tal como todas as mulheres deveriam ter um vestido preto no seu closet, também todos os homens deveriam ter um casaco preto de corte mais clássico. Apesar do seu formato, é uma peça extremamente versátil, que pode ser utilizada em ambientes casuais, mas também em algumas ocasiões mais formais. 

A sua versatilidade permite uma conjugação com vários looks, sendo, contudo, a camisa a sua alma gémea. O preto é a minha cor preferida para este tipo de casaco, contudo também é possível a utilização de outras cores; o cinzento é mais informal, o chocolate dá um toque descontraido e o branco um ar mais arrojado. 

Reflexão

Não há pior infelicidade do que aquela imposta pelos outros; para essa não há remédio. Não foi criada, alimentada e sentida por nós; só por aqueles que nos magoaram. 

Clave de Sol

Rentreé 2012

Feliz 2012!

Após vários anos de ausência, resolvi reabrir este espaço!

O conceito será o mesmo: uma viagem aos meus gostos, sonhos, arte, estilo e joi de vivre. Terei todo o gosto em partilhar convosco um pouco daquilo que me fascina e que me faz feliz. 

Acompanhem, gostem, divulguem. 






Margrave