segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Historial


A 9 de Janeiro de 1822 inicia-se o processo de independência do Brasil. Este dia ficou para a História como o "Dia do Fico". A situação é a seguinte:

Devido à revolução liberal em Portugal, D. João VI é forçado pelas Cortes a regressar à metrópole após vários anos de refúgio na colónia brasileira. O Brasil, por sua vez, ganhou uma nova importância politica e económica durante a presença da Corte no Rio de Janeiro; aquando do regresso do monarca, os brasileiros exigiram que o Príncipe Herdeiro continuasse a residir em território brasileiro. D. João consentiu e cedeu através da nomeação de D. Pedro como Príncipe Regente do Brasil. 

Após a chegada a Lisboa e ainda num processo de mudança ideológica e politica, D. João VI foi coagido pelas Cortes a mandar regressar o filho a Lisboa, pois a ideia seria voltar ao antigo status quo, ou seja o Brasil como colónia totalmente dependente de Portugal. Por seu lado, D. Pedro recebe pressões dos patriotas brasileiros e, através de um baixo-assinado que exigia a sua manutenção em terras brasileiras,  recusou o regresso a Portugal com a seguinte frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".





Deste modo, deu-se inicio ao conflito de interesses entre Portugal e Brasil que, sobre a égide do Príncipe D. Pedro, veio a desencadear a independência da colónia americana a 7 de Setembro de 1822.

Por isso, é que o "Dia do Fico" tornou-se um símbolo da nação brasileira e da separação desta do secular Império português; talvez tivesse sido o evento que mais levou ao declinio económico e financeiro do Reino de Portugal, juntamente com a degradação do próprio prestigio internacional do país. Por seu lado, assim se criou a maior nação (territorialmente falando) da América do Sul.  

Sem comentários: