terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tendências para 2012

Depois da saia com cauda, vamos falar da segunda (e para mim a melhor) tendência para este ano. Todos sabemos, obviamente, que o passado sempre foi um poço sem fim de inspiração para os designers e marcas modernos, correcto? Já assistimos ao reviver de estilos passados; o que na minha opinião é e sempre será uma mais valia para os novos estilos. 

Marc Jacobs Primavera/Verão 2012
Assim, apontamos como segunda grande tendência para 2012 o renascimento dos anos 20 do século XX. Esta década foi historicamente marcada por um grande crescimento económico no pós-I Guerra Mundial; época de excessos, inovação e de liberalização do papel da mulher na sociedade. Esta ganhou uma nova importância, uma nova liberdade através do encurtamento das saias e dos cabelos. É em busca deste look que grandes marcas modernas lançaram colecções inspiradas nos anos 20; designers como Marc Jacobs e Óscar de La Renta impuseram o espírito daqueles "loucos anos"


Marc Jacobs Primavera/Verão 2012




Marc Jacobs reuniu o look retro dos anos 20 com uma cow-girl espacial, dando, contudo, bom resultado. A aposta nas linhas direitas, saias pelo joelho e decotes simétricos fez a colecção de Primavera/2012 brilhar. Mas não brilhou tanto como os tecidos utilizados pelo designer; brincou com transparências, reflexos e tecidos brilhantes.

Óscar de La Renta Primavera/Verão 2012
A mesma inspiração é visível na colecção de Oscar de La Renta, que este ano inovou ao fugir dos clássicos padrões e formas de alta-costura a que sempre nos habituou. Saias médias, pelo joelho, cintura definida por cintos e cores mais eléctricas, como o vermelho e o amarelo, juntaram-se a tons neutros como o branco e o preto. A grande inspiração nos anos 20 pode ser verificada na utilização de penas de avestruz eficazmente aplicadas em diversos vestidos, o que deu um look mais ecléctico e expressivo. 




Sem comentários: