sexta-feira, 28 de março de 2008

Historial


Para quem não sabe, esta estátua representa D. Catarina de Bragança, Infanta de Portugal (filha de D. João IV) e Rainha de Inglaterra pelo seu casamento com Carlos II. É uma bonita estátua não é? Eu gosto bastante. No entanto, esconde uma história que, enfim, é um pouco tristonha.

O seu destino seria o bairro nova-iorquino de Queens, que recebeu este nome em homenagem à própria D. Catarina da Bragança. Era uma boa maneira de homenagear aquela Rainha inglesa, cuja maioria dos ingleses desconhece a sua verdadeira importância na história cultural do país. O Reino Unido, terra que se orgulha da sua cultura ínsular e dos seus costumes centenários, como é o famoso chá das cinco, esquece-se que foi uma portuguesa que levou esse costume para terras britânicas, bem como tantos outros, como por exemplo: o uso de leques e de loiça de porcelana (até aí desconhecida na sociedade inglesa). Com a Infanta foram também importantes bastiões de Portugal e do seu Império, como as cidades de Tânger e Bombaím; esta última viria a ser um dos bastiões do futuro Império Britânico.

Penso que esta estátua seria uma boa homenagem a esta princesa portuguesa. Mas (e dou especial ênfase à palavra Mas), para tristeza de todos aqueles que acreditam que D. Catarina foi uma grande mulher e Rainha, a colocação da estátua não foi autorizada, pois alguns grupos de moradores, principalmente afro-americanos, não queriam uma estátua de alguém que provinha de uma familia que lucrava com o comércio de escravos.

Agora digam lá...isto não é, simplesmente, estupidez americana?

2 comentários:

Maria disse...

Indeed, american people always want to have what they have not. Ingratos.

Anónimo disse...

Olá!
Conheço a origem deste post, "penso eu de que"... É uma pena que a sua história não tenha a difusão merecida, afinal de contas, é incontornável a sua influência no meio britânico.
Tenho de conhecer Queens e falar com o mayor para o convencer a colmatar essa falha. =P
Bem haja.