quinta-feira, 3 de abril de 2008

Toilette/Broadsheet



Esta imagem é simplesmente deliciosa: Mikhail Gorbachev, o último líder da antiga URSS, sentado numa limusine, percorrendo alguns resticios do Muro de Berlim, acompanhado por uma linda Louis Vuitton. Pronto, não sería nada de mais, aliás, seria um normalíssimo anúncio à Louis Vuitton, com a excepção de um pequeno (grande) pormenor:





Pois bem, para quem não sabe russo, aqui vai a tradução do polémico papel (em inglês, perdoem-me): “The Murder of Litvinenko: They Wanted to Give Up the Suspect for $7,000.”

Para quem está a par da situação, o tal papel faz referência a Alexander Litvinenko, o falecido espião do KGB que foi envenenado com polonium 210. No seu leito de morte, o Sr. Litvinenko acusou o antigo presidente russo Vladimir Putin de ter planeado a sua morte. Porém, põe-se a questão: para quem será que se dirige esta mensagem? Qual o seu significado? Todas estas questões começaram a surgir por esse mundo fora e claro que a Louis Vuitton veio logo esclarecer o assunto. Segundo o porta-voz da companhia, não foi propositadamente que o papel foi posto ali, sendo o único objectivo da marca fazer um anúncio a malas de viagem. O porta-voz esclarece ainda que, se tivesse sido objectivo da marca passar algum tipo de mensagem, esta não teria sido posta ao contrário, em cirílico e com letras minúsculas. O Sr. Gorbachev afirmou desconhecer a presença do panfleto na fotografia e recusa qualquer mensagem política.

No entanto, alguns especialistas em publicidade, tal como Robert Passikoff, dizem que marcas como a Louis Vuitton quando fazem campanhas publicitárias tratam de cada pormenor ao milímetro, ou seja não há oportunidade para coisas "estranhas". Estes criticos também dizem que este tipo de polémica é óptimo para a marca pois projeta-a muito mais.

Agora ponho esta simples questão: marketing ou coincidência?

1 comentário:

Anónimo disse...

já dizia a rainha da literatura light: Não há coincidências, e a polémica sempre ajudou a vender. Menos polémica mas com certeza tão interessante como esta, é a foto de Catherine Deneuve para esta mesma campanha