quarta-feira, 23 de abril de 2008

Historial


Devido a um erro meu, esqueci-me no dia 22 de Abril ter posto aqui um evento importantissímo. Na realidade, este evento, desconhecido para a maioria das pessoas, traz muita História consigo. Falo, naturalmente, do seguinte acontecimento: foi exactamente naquele dia (22 de Abril) que Madame Du Barry (de seu nome Jeanne Bécu) tornou-se oficialmente amante de Luís XV, Rei de França.


É verdade meus caros, a partir daquele dia, há 239 anos, Du Barry tornou-se a amante oficial do Rei francês, entrando num mundo de intrigas e de falsidades. Claramente ( e isto está historicamente comprovado) que não foi por amor que a dita Madame se deitou na cama do Rei. Aliás, ele não era um dos homens mais poderosos do mundo nem nada. Assim que deitou o seu corpo junto de Luís XV, Du Barry obteve um poder enorme na Corte francesa, tal como todas as suas antecessoras (a amante mais conhecida de Luís XV foi a Madame de Pompadour). A sua vida não foi dificultada, visto que a Rainha Maria Leszczyńska já tinha morrido há já vários anos. Assim, Madame Du Barry tornava-se Rainha sem o ser.


A pobre coitada, que conseguia tudo o que queria do Rei, teve que enfrentar um grande desafio antes de ser dispensada de Real Amante: o desprezo da futura Rainha de França, Maria Antonieta de Áustria. Parece que as duas não se davam muito bem e disputavam a atenção de Luís XV, sendo que uma queria-a para lucrar e a outra por carinho. Mas Du Barry saiu derrotada e com a morte do Rei abandonou a Corte em desgraça. Morreu na guilhotina durante o Reino de Terror.

Sem comentários: