segunda-feira, 14 de abril de 2008

Broadsheet


Qual não foi a minha surpresa quando hoje abri um diário informativo (daqueles grátis que se encontram em qualquer sitio) e vejo, na capa, o seguinte título: "Feudalismo vai acabar na ilha inglesa de Sark". Bem, morri de admiração! Não é que ainda há (se bem que por pouco tempo) um pequeno restício feudal nesta velha Europa? A surpresa não podia ser maior. Parece que esta pequena ilha, de 5.45 km², e com apenas 600 habitantes (uau!), é um Senhorio desde o tempo da Rainha Isabel I de Inglaterra e tem-se mantido assim, resistindo a muita coisa, incluíndo às invasões nazis entre 1940/1945.

Actualmente, o Senhor de Sark é John Michael Beaumont, de 80 anos de idade, e que governa a pequena ilha como um antigo senhor feudal, daqueles como já não se fazem nos dias de hoje. O primeiro Senhor foi Helier de Cateret, que a recebeu da Rainha Isabel I, com a obrigação de impedir a permanência de piratas na ilha. Com ele, mais quarenta familias ocuparam o seu lugar na sociedade de Sark, mantendo, contudo, uma verdadeira lealdade ao monarca inglês.

Mas, para aqueles que são claramente contra o feudalismo, não se preocupem! As coisas vão mudar. Aliás começaram mesmo a mudar a partir do momento em que Sark assinou a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, prevendo-se a completa democratização até 2009.

Agora digam lá...se este sistema funciona bem ali, se as pessoas são felizes, se ninguém fica a perder, por que não conservar esta última espécime de Feudalismo? Seria um bom exemplo histórico para as gerações vindouras.

Sem comentários: