Pois é, meus caros, parece que hoje é Dia das Mentiras. Para mim este dia não tem grande significado e não deveria de ter para a maioria das pessoas. Todos nós (pequenos e crescidos) no nosso dia-a-dia mentimos: em casa, na rua, entre amigos, nos locais de trabalho e na escola, inclusivé mentimos a nós mesmo. Até podem ser mentiras pequeninas, inofensivas, que não fazem mal a ninguém, mas que por instinto limitam-se a sair da nossa boca como se fosse a mais verdadeira das verdades. Quantas vezes, quando nos perguntam alguma coisa, exageramos sempre um bocado? E quando estamos em baixo, por diversos motivos, e nos perguntam se se passa alguma coisa nós dizemos que não? Isso à partida será mentira. Toda a gente mente, em maior ou menor grau, mas todos mentem, inclusivé as crianças. Estes seres angelicais (que hoje em dia de angelicais não têm nada) começam a mentir logo cedo (quem partiu a jarra? eu não fui!!)
Mas as mentiras vêm-se em todo o lado: na televisão, nos jornais, no quotidiano e em todos os sitios que nós podemos imaginar. Aliás vou dar alguns exemplos: querem melhor pregador de mentiras que a imprensa cor-de-rosa? Eu não encontro! As revistas cor-de-rozinha inventam histórias e mais histórias, mentem para vender e nós compramos, consumimos e acreditamos. Isso sim, é mentira e das graves. Mas existem mais exemplos: vejamos por exemplo as vigarices fiscais e até mesmo a fuga ao fisco. Isso é mentir, esconder, enganar, fugir...E quem o faz até pode ser nosso vizinho e vivemos com essas mentiras porta-a-porta.
Agora perguntam vocês, então e a classe política? São todos mentirosos! Pois, podem ter razão, mas não se esqueçam que isso faz parte do oficio e não podemos condenar uma coisa (ou a maneira como ela é feita) que já vem de há muitos séculos atráz. Aliás, grandes políticos da História diziam que dissimular era legitimo (ao contrário de simular, que seria ilegítimo).
Como podem ver, o Dia das Mentiras é o Dia Nacional/Mundial, ou como queiram, do Mentiroso, mas esse é protagonista o ano inteiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Concordo plenamente consigo. E o que seria de nós sem a mentira? estariamos todos de costas voltadas ou à pancada uns com os outros. Mal de nós, futuros líderes deste país (lol), se não pudessemos usar por vezes a omissão e a mentira (inofensiva é claro) para levar a nossa a diante
Enviar um comentário